Será Que De Fato Existe Um Treino Para Definição Muscular?
Bem, vou direto ao assunto sem encheção de linguiça para você não perder o seu tempo. A resposta é NÃO. Não existe treino para definição muscular.
O que existe são ESTRATÉGIAS PARA DEFINIÇÃO MUSCULAR.
Vamos entender isso melhor então?
Os treinamentos de musculação visam o ganho de força e o desenvolvimento muscular através do aumento do seu volume principalmente.
Para conseguir isso, é necessário que o praticante realize uma estratégia alimentar visando o excesso calórico e um treinamento de musculação que seja de curta duração (no máximo 60 minutos), com baixo volume ( poucas séries e repetições) e alta intensidade ( entre 70% a 80% da sua força máxima aproximadamente).
Um dieta hipercalórica possui duas funções: a primeira é fornecer-lhe a energia necessária para suportar o treinamento rigoroso e a segunda função é utilizar parte dessas calorias para reparar e construir massa muscular através do mecanismo de super compensação.
Este excesso calórico adquirido na dieta hipercalórica também faz com que haja o ganho de massa gorda, que pode ser pouca, ou muita e isso vai depender da habilidade do praticante em saber dosar a proporção entre o que é ingerido e o que é gasto no seu dia a dia.
As dietas hipercalóricas darão-lhe volume muscular e um certo desenvolvimento de massa gorda.
Então, como fazer para que consiga-se atingir a tão sonhada definição muscular?
A resposta é: através do planejamento alimentar! Uma dieta para definição muscular!
A definição muscular está na sua cozinha!
Você precisará fazer a partir de agora então, uma redução no seu consumo calórico diário total, principalmente reduzindo nas fontes de gorduras e carboidratos.
Obviamente que se você reduz principalmente o consumo desses dois macronutrientes sua energia irá decair consideravelmente e a partir de agora, seus treinos de musculação precisarão serem modificados...
Agora, você precisa reduzir a sobrecarga dos seus exercícios e treinar entre 50% a 70% da sua força máxima, aumentar o número de repetições, e manter o número de séries.
Mas preste ATENÇÃO!
Isso NÃO É Um treino de definição muscular!
O que está sendo feito é apenas uma modificação no seu treinamento, já que seu consumo calórico diário diminuiu consideravelmente, e portanto, você não suportaria realizar um treinamento normal para ganhar massa muscular.
É importante também neste processo aumentar a frequência de treinamentos aeróbios, com o intuito de otimizar a perda de gorduras, e isso pode ser feito através de aeróbios de baixa intensidade e longa duração.
Tome muito cuidado nessa fase com aeróbios intervalados e com aeróbios em jejum que podem ser muito perigosos!
Então, nesta fase de definição muscular você terá mais evidência do "desenho" da sua massa muscular que foi desenvolvida quando executou as estratégias para ganhar massa muscular, terá uma certa redução dela também, afinal de contas, seus estoques de gorduras e carboidratos que são as fontes principais de energia do seu corpo estão baixas, e por isso, o seu corpo vai utilizar também um pouco da sua massa muscular como fonte de energia.
Você neste momento também experimentará uma melhor definição abdominal, com os músculos mais evidentes desta região.
O legal da definição muscular é o resultado final, a estética corporal, mesmo que haja uma perda de massa muscular conquistada.
Existe também suplementos que podem auxiliar nesta jornada de definição muscular, e sempre recomendo a consultoria a um nutricionista tanto para o seu planejamento alimentar como para a suplementação.
Espero que eu tenha conseguido esclarecer este assunto sobre treino para definição muscular!
0 comentários:
Postar um comentário